Com a perspectiva de abastecer o mercado potiguar e dos estados circunvizinhos durante os próximos anos, que deverá ser período de intenso consumo devido a obras de infraestrutura – como o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e equipamentos voltados à Copa do Mundo de 2014 – a Votorantim Cimentos estima que dará início às suas atividades no Rio Grande do Norte no próximo mês de fevereiro. A fábrica, que está sendo erguida no município de Baraúna, município que fica a uma distância de 317 km de Natal, está recebendo um investimento superior a R$ 350 milhões e deverá ser responsável por uma geração de cerca de mil postos de trabalho durante as obras, além de outros 600 empregos, entre diretos e indiretos, quando a unidade estiver funcionando.

A unidade em solo potiguar terá capacidade de produzir 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano e será operada pela cimento Mizú, empresa que a Votorantim tem 51% da participação. De acordo com a Votorantim Cimentos, a fábrica em Baraúna está dentro do plano traçado e deverá ter a primeira fase, da moagem, operando a partir do próximo mês de fevereiro. Com isso, a unidade poderá produzir, inicialmente, 50% da sua capacidade total e a expectativa é concluir toda a obra em um ano, passando a ter operação plena a partir de fevereiro de 2012.
Apesar de ser comum ouvir queixas relativas à dificuldade em adquirir cimento no mercado potiguar, a partir de setores ligados à construção civil, a Votorantim Cimentos nega que haja escassez do produto no Estado.

Além disso, a empresa garante o pelo abastecimento do mercado, mesmo considerando um possível aumento no consumo do produto ao longo dos próximos anos, devido a obras de infraestrutura, como o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e equipamentos voltados à Copa do Mundo de 2014.