Não podemos permitir que a liberdade de expressão seja impedida,o caso de F.Gomes não foi o único. A DEMOCRACIA tem que continuar…

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte comemora, nesta sexta-feira (22), aniversário de 78 anos. Com uma história que se confunde com as lutas do povo brasileiro, a trajetória da OAB foi iniciada pelo Decreto 19.408 do presidente Getúlio Vargas ainda na década de 30, período que marcou a modernidade do país e os movimentos políticos mais radicais da política brasileira

Dessa iniciativa deu-se início à estadualização da Corporação dos Advogados, que no Rio Grande do Norte nasceu da iniciativa do então presidente do Instituto dos Advogados local – jurista Hemetério Fernandes Raposo de Mello, em sessão histórica no dia 05 de março de 1932, realizada no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
Participaram também deste momento os advogados Francisco Ivo Cavalcanti, Paulo Pinheiro de Viveiros, Manoel Varella de Albuquerque, Francisco Bruno Pereira e Manuel Xavier da Cunha Montenegro, com o objetivo de instalar uma representação da Corporação Federal dos Advogados. Para isso os fundadores formaram uma diretoria provisória composta dos advogados antes referidos, ocupando, respectivamente os cargos de presidente, secretário, tesoureiro e os demais, como vogais.

A Instituição de Classe foi das primeiras Seccionais reconhecidas no Brasil, graças ao trabalho dos abnegados causídicos já nominados, que, daí por diante, iniciaram a tarefa de consolidação da Ordem do Rio Grande do Norte
Hoje, a OAB/RN conta com cerca de oito mil advogados inscritos. E, conforme seu atual presidente, Paulo Eduardo Teixeira, além da missão de representar, defender e selecionar advogados, tem como função essencial a defesa da Constituição Federal, da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, entre outras atribuições.

Fonte: Cardoso Silva