O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou ontem (25) que seu sucessor pegará o país com a economia em crescimento e com pleno emprego. Lula participou do lançamento do navio porta-contêiner Log-In Jatobá, construído pelo Estaleiro Ilha S.A. – Eisa, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. A madrinha foi a primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva.
“A perspectiva que temos é de crescimento. Quem pegar o Brasil a partir do dia 1º de janeiro vai pegar um país com mais robustez econômica e de desenvolvimento, com mais mão de obra qualificada, com mais gente na universidade, com mais casas contratadas. Nós estaremos correndo, como na Fórmula 1, a 160 quilômetros por hora. Quem pegar [o governo] vai pegar este país embalado, só tem que tocar o barco”, afirmou

O presidente da República citou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para destacar como o país diminuiu o número de desempregados. “Os dados do IBGE mostram que nós temos os menores índices de desemprego da história do Brasil. Temos cidades com 5% de desemprego, com 4,5%, 4,1%. O Brasil inteiro, 6,2%. Isso para os padrões mundiais é quase o pleno emprego. Nos Estados Unidos temos 10% de desemprego, na Europa temos 10%, na Espanha, 20%. Aqui no Rio de Janeiro temos 5%”, disse.

Lula negou que as inaugurações a que tem comparecido tivessem caráter eleitoral e afirmou que não poderia deixar de comparecer aos eventos, porque o calendário eleitoral prevê eleições a cada dois anos, municipais e gerais, o que inviabilizaria a sua presença na entrega de grandes obras: “Se você não vem entregar, não tem sentido você governar. Para que você governa, se não pode entregar as coisas boas?”.

A embarcação da empresa Log-In Logística Intermodal pesa 10 mil toneladas, tem 218,45 metros de comprimento e pode transportar até 2,8 mil TEUs (unidade a um contêiner de 20 pés).

A Log-In tem participação da Vale e o navio lançado hoje faz parte de uma encomenda de sete embarcação, no valor total de R$ 1 bilhão. O lançamento ocorre cinco meses depois da entrega do Log-In Jacarandá, o primeiro navio do lote, que envolve cinco porta-contêneres e dois graneleiros.

A construção de cada embarcação gerou 3 mil empregos e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM).