A disputa pelos votos para premiar os melhores parlamentares do Congresso acabou. A meia noite desta segunda-feira, foi encerrada a votação da edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco. Os internautas elegeram como melhor senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que repetiu o desempenho do ano passado. Entre os deputados, Chico Alencar (Psol-RJ) despontou na escolha dos votantes. A premiação será em 22 de novembro, em Brasília.

Cristovam teve o maior número de votos entre todos os parlamentares que disputavam o Prêmio Congresso em Foco. Ele recebeu a aprovação de 4.128 internautas que acompanham a política brasileira. Depois dele, veio a senadora Marina Silva (PV-AC). Como candidata à Presidência da República, Marina teve mais de 19 milhões de votos. Não passou para o segundo turno, mas construiu um importante capital político.

A senadora pelo Acre, que encerra seu mandato em 31 de janeiro do próximo ano, recebeu 3.801 votos. Em terceiro lugar ficou Eduardo Suplicy (PT-SP). O petista foi votado por 3.317 pessoas.

Serão premiados não só os mais votados pelos internautas nas categorias principais (deputados e senadores que mais bem exerceram seus mandatos em 2010). Os parlamentares mencionados na pré-seleção feita por jornalistas que cobrem a atividade política também serão premiados com placas, que serão entregues em cerimônia a ser realizada em 22 de novembro, em Brasília.