O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregará a faixa presidencial com os melhores índices de avaliação de governo e de aprovação pela população já registrados pela pesquisa CNI/Ibope.

De acordo com os números da rodada divulgada nesta quinta-feira, 80% avaliam o governo como ótimo ou bom, ante 77% registrado na edição anterior e 73% na de um ano atrás. O índice de respostas “regular” caiu de 18% em setembro e 19% há um ano para 16% na presente pesquisa. Ruim ou péssimo se manteve com 4% das respostas.

A aprovação ao presidente Lula subiu de 85% (tanto em setembro quanto em dezembro de 2009) para 87% na pesquisa CNI/Ibope atual. O índice de desaprovação caiu de 12% em setembro para 10% agora (era 11% um ano atrás).

A confiança no presidente voltou ao nível recorde de 81%, já registrado em junho deste ano. O percentual de quem não confia no presidente Lula recuou de 19% em setembro para 14%. Na comparação entre o primeiro mandato de Lula com o segundo, caiu o índice dos que acreditam que o segundo foi melhor. Na pesquisa de setembro, eram 47%, ante 44% verificados pela presente rodada da CNI/Ibope.

Seis em cada 10 brasileiros (58%) acreditam que a presidente eleita, Dilma Rousseff, fará a partir de 2011 um governo tão bom quanto o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula termina o segundo mandato com 80% de ótimo e bom na avaliação do governo, o melhor índice já medido pela pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta-feira, 16 de dezembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Para 18% dos entrevistados, o governo de Dilma será melhor do que o de Lula e, para 14%, será pior.