A partir de agora todos os novos passaportes virão com chip. Os E-Passaportes começaram a ser emitidos em todo Brasil desde a última sexta-feira, segundo a Polícia Federal. O novo documento de viagem eletrônico substituírá gradativamente o modelo anterior na medida em que os passaportes sem chip expirarem seu prazo de validade. Enquanto isso, eles continuarão sendo aceitos.

A tecnologia empregada no documento permitirá a sua utilização, no futuro, em portais automatizados de controle migratório e promete dar mais agilidade, praticidade e conforto aos seus portadores. Além do dispositivo eletrônico de gravação de dados (chip), o novo documento eletrônico conta com outros dispositivos de segurança como a marca d’água, fundo invisível, fio de segurança, fio de costura composta por três fios de alta qualidade e tinta opticamente variável.

O procedimento de requisição do novo passaporte para quem ainda não tem ou está com o documento vencido continua o mesmo. O tempo de espera para conseguir o passaporte é de aproximadamente um mês.