O número de declarações de Imposto de Renda Pessoa Pessoa Física (IRPF) 2011 recebidos pela Receita Federal superou a estimativa inicial do órgão. Ao todo, foram recebidos 24.370.072 documentos; a previsão inicial era de que 24 milhões de contribuintes fizessem a declaração. O prazo regular para entrega terminou às 23h59 de sexta-feira (29).

Queria agradecer aos contribuintes que cumpriram sua obrigação e entregaram a declaração em dia. Eles contribuem, assim, para a sociedade brasileira e para o financiamento do Estado. A gente está muito satisfeito com a excelente repercussão do programa. Os contribuintes gostaram muito do novo formato”, disse, mais cedo, a secretária-adjunta da Receita, Zayda Manatta.

Quem perdeu a data-limite está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. De acordo com a Receita Federal, o sistema do Imposto de Renda usado no período entre 1º de março e 29 de abril deste ano saiu do ar à meia-noite e um novo programa só fica disponível a partir das 8h da segunda-feira (02/05). O Fisco explica que esta substituição é necessária para que, a partir de agora, o novo programa já inclua o cálculo das multas.

Portanto, neste fim de semana, o máximo que se pode fazer é reunir todos os documentos e comprovantes necessários para fazer a declaração. A partir de segunda-feira, o procedimento para quem não prestou contas com o Fisco e vai fazê-lo a partir de agora é similar ao da entrega dentro do prazo.

O contribuinte deve baixar os programas IRPF 2011 e Receitanet e, uma vez preenchida a declaração, transmiti-la usando o Receitanet. O preenchimento, os dados necessários e as fichas disponíveis seguem sendo os mesmos.