Hoje (31) comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco, este ano o cigarro deve matar quase 6 milhões em todo o mundo sendo que 600 mil destes são fumantes passivos. Até 2030 estima-se que 8 milhões podem morrer em consequência do fumo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema e que metade dos fumantes devem morrer em razão de uma dessas doenças relacionadas a esse habito.

Dos países que mais avançam no enfrentamento ao cigarro estão em destaque o Uruguai, que divulga os riscos do consumo do cigarro em 80% das embalagens. Assim como a China, Turquia e Irlanda que proíbem o fumo em locais públicos.

A proporção de brasileiros fumantes entre 2006 e 2010 de acordo com um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que o índice caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens o hábito de fumo caiu de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres ficou estável em 12,7%.