Secretaria de Agricultura vai fornecer trator para produtores de cana de açucar

O presidente da Cooperativa dos Produtores de Cana de Açúcar do Rio Grande do Norte (Coplacana), Adriano Marques, teve a confirmação do secretário de Agricultura, Betinho Rosado, que o antigo pleito da entidade sobre o governo estadual fornecer para a cooperativa um trator será atendido.

De acordo com Adriano Marques, o secretário se comprometeu a atender ao pedido dos produtores de cana até o final deste ano ou no mais tardar até o começo de 2012. “Ele informou que irá observar o pleito com máxima atenção e tentará saber da possibilidade de conseguir com a bancada federal as verbas necessárias para concretizar esse antigo sonho dos nossos produtores associados”, ressaltou o presidente da Coplacana.

Na audiência que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 30 de abril, o presidente da Coplacana esteve acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Natal, Humberto Concentino e do produtor Douglas Gomes Lima. “Eles me apoiaram nessa visita por saberem da nossa luta em favor dos produtores de cana”, explicou Marques.

Aluguel

Muitos associados da Coplacana estão com dificuldades para manter as suas produções por falta de um trator. “Com a ajuda do trator, poderemos dar uma boa avançada na produção de cana de açúcar. Uma realidade que hoje é totalmente encarecida por conta do aluguel desses tratores por parte de nossos associados. Cerca de 60% dos produtores de cana alugam esses equipamentos para ajudar nos trabalhos de suas propriedades. Uma conta que fica muito salgada por conta do preço da hora trabalhada, que pode chegar até 100 reais”, ressaltou Marques.

Parceria

Na conversa com o secretário Betinho Rosado, o presidente da Coplacana afirmou que mantém parcerias com entidades voltadas para o setor agrícola, e uma delas é o Sistema Faern/Senar. Adriano explicou que muitos cursos já foram feitos com o Sistema Faern/Senar para capacitar os funcionários das empresas associadas à Coplacana. “Ressaltei no encontro com o secretário a boa parceria que temos com a Faern/Senar, e os cursos que já promovemos juntos, como foi o caso dos tratoristas, que teve uma aceitação muito forte das empresas ligadas a Coplacana”, finalizou Marques.