Foi promovida na tarde de segunda-feira (27), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), reunião proposta pela entidade e que teve por objetivo discutir os rumos do Programa do Leite no estado, assim como, definir metas para um futuro comitê gestor do programa. Participaram do encontro, o Sindicato dos Produtores de Leite, Sindicato das Indústrias de Laticínios e produtores de leite de várias regiões do estado.

O presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, pediu que a indústria e os produtores se reúnam para melhor definir estratégias para o Programa do Leite. “Acredito no potencial do programa. Acredito que ele ainda possa dar bons resultados. Mesmo com todos esses atrasos por parte do Governo estadual e pelo preço pago aos produtores pelo litro de leite, tenho ciência do resultado positivo que ele proporciona para a economia rural e para os beneficiários do programa”, ressaltou Vieira.

Na reunião, o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite, Lirani Dantas, explicou que como está é que não pode continuar e lembrou a reunião com o secretário da Agricultura, Betinho Rosado, agendado para esta terça-feira (28), na sede da Sape. “Todos vocês sabem da nossa situação. Sabem que o Programa do Leite corre o sério risco de acabar. E isso é muito perigoso para a economia das cidades do interior. Então pedimos e pediremos na conversa com o secretário Betinho Rosado, que ele e o Governo Estadual observem com mais atenção os pleitos dos produtores”, explicou Dantas.

Comitê

No encontro, as entidades do agronegócio ligadas à produção de leite definiram como assuntos principais para a reunião com o secretário de Agricultura o pagamento das parcelas vencidas e a criação de um comitê gestor para o Programa do Leite.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, esses pontos são de fundamental importância para o projeto continuar no RN. “Se não pararmos para analisar essas questões, você pode ter certeza que o Programa do Leite irá minguar no estado. Afinal, a dívida de 2010 já passou da casa dos R$ 8 milhões. E é por isso que acredito na formação desse comitê gestor. Um comitê que irá aglutinar pessoas do governo e das entidades agropecuárias para melhor definir as linhas de trabalho do Programa do Leite. E é isso que esperamos conversar com o secretário Betinho”, finalizou Vieira.