Programa Despoluir realiza novos testes nos ônibus de Mossoró

A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Mossoró será avaliada mais uma vez a partir desta quarta-feira pelos técnicos do Programa Despoluir, uma iniciativa da Federação da Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), com apoio da CNT.

Até sexta-feira (8), todos os 40 ônibus urbanos em operação na cidade serão avaliados quanto à emissão de poluentes e ao consumo de combustível.

Em fevereiro desse ano, os técnicos do Despoluir avaliaram a frota de ônibus de Mossoró e constataram um índice de 93% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

“Essa é a terceira de um total de quatro visitas anuais programadas para Mossoró. Buscamos, dessa forma, garantir a qualidade do ar e da frota de ônibus que circula na cidade”, afirma Danilo Amaral, coordenador do Despoluir no Rio Grande do Norte.

Como funciona o teste dos ônibus?


Uma unidade móvel do programa Despoluir, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros.

Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça.

Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites permitidos pela legislação, a empresa é notificada e o Programa Despoluir volta a analisar os veículos reprovados num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, onde possui validade de até 180 dias.

Como forma de incentivar as empresas, a FETRONOR instituiu o Prêmio Despoluir FETRONOR Qualidade Ambiental, que reconhece com distinção as empresas que apresentarem melhor avanços na redução de emissão de gases.

No ano passado, a empresa que apresentou o melhor desempenho foi a Cidade do Sol, de Mossoró.

O programa Despoluir é uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte – CNT. No Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas ele é realizado em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor).