A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu hoje (17) os voos da empresa Noar. A decisão tem caráter temporário e foi motivada por denúncias de que a empresa não estaria registrando relatos de problemas técnicos em voos no diário de bordo.

De acordo com a Anac, se comprovada, a prática fere o Código Brasileiro Aeronáutico (CBA) e as regras da agência.

Neste sábado (16), a Anac recebeu cópias escaneadas de possíveis anotações feitas pelos pilotos da empresa Noar relatando problemas técnicos recorrentes em uma das aeronaves. A aeronave em questão não é a que se envolveu em um acidente no último dia 13, em Recife, que matou 16 pessoas.

De acordo com a Anac, as anotações no diário de bordo são essenciais para a fiscalização do órgão. As operações da Noar ficarão suspensas até que as informações sejam checadas pelo departamento técnico da Anac. As novas informações serão anexadas ao processo aberto no dia 13 para verificar as condições técnicas operacionais da empresa.

Caso as irregularidades fiquem comprovadas, a Noar poderá sofrer penalidades que chegam à cassação da licença da empresa. “A medida adotada pela Anac é cautelar e visa resguardar a segurança dos passageiros diante das informações apresentadas. Não se configura, de forma alguma, conclusão sobre irregularidade praticada pela empresa, o que será verificado no processo em curso”, afirmou a agência por meio de nota.

Fonte:  Agência Brasil