O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou há pouco que nove empresas estão cadastradas para produzirem tablets no Brasil, com os incentivos tributários proporcionados pela inclusão do equipamento na chamada “Lei do Bem”, como informa O Estadão. Os benefícios incluem a isenção de PIS e Cofins e a redução em 80% da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

“Algumas empresas já começarão a produzir os tablets a partir de agosto. Como se trata de um aparelho muito ambicionado pelo consumidor, que está com bom poder aquisitivo, acho que as vendas vão ‘bombar’ no fim do ano”, acrescentou Bernardo, durante o programa de rádio “Bom Dia Ministro”, na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, a produção dos primeiros aparelhos deve começar até setembro.

Nesta terça-feira, o Diário Oficial do Estado de São Paulo trouxe a publicação do decreto nº 57.144 que beneficia a produção de tablets com desoneração da carga tributária de 7% do ICMS nas operações realizadas no Estado, além do crédito de 7% na saída do produto.