Jenson Button gosta de chuva. E – talvez ainda mais – de corridas movimentadas. Neste domingo, em Budapeste, teve tudo isso. Em prova emocionante até o fim, o inglês, que largou em terceiro e foi vítima de um hacker em seu site no sábado, levou a melhor no jogo das estratégias e venceu o GP da Hungria, o seu 200º na Fórmula 1. Com três paradas, uma a menos que o previsto no início da corrida, o piloto da McLaren apostou na durabilidade dos pneus macios em Hungaroring. Deu certo. Assim como no Canadá, quando também venceu de forma brilhante, o campeão mundial de 2009 conquistou sua segunda vitória na temporada e a segunda seguida da McLaren, sinalizando novamente o retorno do equilíbrio à categoria. No fim, ao comemorar com a equipe, deu o aviso: “Vamos voltar e vencer todos eles!”

Líder do campeonato, Sebastian Vettel, da RBR, fez corrida correta e fechou a prova na segunda posição, se consolidando ainda mais na ponta da tabela. Fernando Alonso, da Ferrari, rodou, chegou a ficar em sétimo após perder posições na largada, mas cruzou a linha de chegada em terceiro. Ele ficou à frente de Lewis Hamilton, um dos principais personagens deste domingo. O inglês liderou boa parte da prova, mas, após perder o controle do carro, foi punido com uma ida aos boxes e saiu da briga pela ponta.

Com a pista molhada, praticamente todos os carros tinham problemas para manter o controle na pista. Na tentativa de ultrapassar Schumacher, Alonso quase tocou no alemão, mas conseguiu ganhar a quinta posição. Logo depois, Massa, também sem muita facilidade, deixou o heptacampeão mundial para trás.

Na quinta volta, Sebastian Vettel errou o traçado na curva, e Hamilton se aproveitou. O piloto inglês assumiu a ponta da corrida, para a festa no box da McLaren. Três voltas depois, foi a vez de Felipe Massa perder o controle, rodar e se chocar com sua Ferrari no muro de proteção. O brasileiro ainda conseguiu voltar para a pista, mas quebrou uma parte de sua asa traseira e perdeu posições na pista.

largada gp da hungria (Foto: Agência EFE)

Com 30 voltas para o fim, o jogo das estratégias, então, passou a dominar a corrida. Enquanto Ferrari apostava em uma parada a mais, para poder usar ao máximo os jogos de pneus supermacios, as duas RBRs e a McLaren de Button preferiram arriscar e andar com os compostos macios. A chuva, no entanto, voltou, ainda que tímida. Hamilton, após passar pela zebra molhada, rodou e, parado no meio da pista, quase provocou acidentes em série ao forçar a manobra para voltar à corrida. O inglês foi ultrapassado por Button, e a briga entre os dois ficou boa.

Button acabou perdendo a posição de novo, mas logo recuperou em grande ultrapassagem. Hamilton voltou a tomar a posição, e a McLaren chamou o inglês para o seu quinto pitstop. Logo depois, foi punido pelos comissários com mais uma ida aos boxes, pela manobra arriscada quando perdeu o controle e acabou rodando. A corrida, então, ficou toda Button. Vettel ainda ensaiou uma pressão ao rival da McLaren, mas também com os pneus desgastado, preferiu garantir a segunda posição.

Ainda deu tempo para novas rodadas – como a de Fernando Alonso, que manteve o terceiro lugar – e de Felipe Massa marcar a volta mais rápida da corrida, embora, em sexto, já não tivesse quem pressionar em busca de uma melhor posição. Hamilton também conseguiu tomar de Webber o quinto lugar. Mas foi só. Lá na frente, em paz com a sorte, Button segurou o ritmo e cruzou a linha de chegada em primeiro. A festa estava pronta para começar.

Confira a classificação final do GP da Hungria:

1. Jenson Button McLaren-Mercedes 1h43m42s337
2. Sebastian Vettel RBR-Renault + 3s588
3. Fernando Alonso Ferrari + 19s819
4. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 48s338
5. Mark Webber RBR -Renault + 49s742
6. Felipe Massa Ferrari + 1:17s176
7. Paul di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
8. Sebastien Buemi STR-Ferrari + 1 volta
9. Nico Rosberg Mercedes + 1 volta
10. Jaime Alguersuari STR-Ferrari + 1 volta

Fonte: G1