Comunicado à Imprensa

Estando às vésperas de completar 30 dias do acidente ocorrido com uma de nossas aeronaves e, desde então, pesarosos e sensíveis ao momento que as famílias das vítimas e nós, que fazemos a Noar, atravessamos, entendemos oportuno esclarecer o que segue:

Desde o primeiro momento, após o acidente aéreo ocorrido no último dia 13 de julho, no Recife, a prioridade da companhia tem sido prestar todo o apoio necessário aos familiares das vítimas.

Poucas horas após o acidente, a Noar montou uma base de apoio aos familiares em hotel localizado na Av. Boa Viagem, onde disponibilizou 16 psicólogos, 1 médico e 6 enfermeiros para atender aos familiares das vítimas.

Além dessa equipe, estavam a postos assistentes sociais, religiosos e representantes da empresa para prestar todo o apoio necessário e disponibilizar ambulância, transporte, hospedagem, funeral e traslados. Foram disponibilizadas também equipes de apoio no IML e no Cemitério Morada da Paz, além de um número de telefone 0800 para o contato entre as famílias e a empresa.

Esse apoio vem sendo mantido de várias formas, incluindo equipe formada por 5 psicólogos, que permanecem à disposição das famílias e as atendem sempre que são solicitados. A equipe assim se manterá enquanto for necessário.

Desde o momento do acidente, a Noar Linhas Aéreas tem estado absolutamente empenhada em cumprir o Plano de Assistência às Vítimas do Acidente (PAAVA). Além disso, a empresa tem se preocupado em prestar todas as informações que as autoridades vêm requisitando.

A Noar tem se esforçado, também, para viabilizar o recebimento do seguro obrigatório (RETA) pelas famílias das vítimas, cujos pagamentos já se concretizaram em favor de alguns dos herdeiros. As indenizações pendentes, relativas ao RETA, dependem de documentos dos beneficiários, conforme lista já entregue a cada família. Esta é uma 1ª etapa que vem sendo cumprida.

Neste dia 11 de agosto de 2011, a Noar esteve reunida com a seguradora, com o objetivo de obter as informações necessárias a orientar os beneficiários para as próximas etapas desse procedimento. Ainda na tarde de hoje (11), a Noar enviou um comunicado aos familiares das vítimas no qual disponibiliza um novo número de telefone para que os representantes das famílias entrem em contato com a empresa para dirimir quaisquer dúvidas sobre o processo indenizatório.

É oportuno reforçar, ainda, que a Noar continua firme no seu posicionamento de que cumpriu e cumpre todos os requisitos legais, técnicos e éticos para propiciar a segurança dos vôos ofertados aos seus passageiros. Neste sentido,  a empresa confia no senso de discernimento de todos para entender que o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) é que detêm autoridade para realizar a investigação técnica do acidente e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é que regula a conduta da companhia aérea. Por fim, a Noar entende que é dessas entidades que devemos esperar o pronunciamento técnico mais fundamentado sobre o assunto.

Noar Linhas Aéreas S/A