Os médicos que assistem Ricardo Gomes anunciaram na manhã desta quarta-feira(31) que retiraram os sedativos que o mantinham em coma induzido. O treinador do Vasco reagiu bem. Acordou, abriu os olhos lentamente e movimentou braços e pernas, como informa o ESPN.

“Suspendemos de manhã cedo os sedativos e com duas horas Ricardo já apresenta reações positivas. Acordou, abriu os olhos lentamente, em determinados momentos movimentou braços e pernas bem mais do lado esquerdo do que do direito, como esperado. Isso não quer dizer que vai ter sequelas, ainda é cedo para uma avaliação definitiva, mas vamos iniciar a fisioterapia e ele deve recuperar totalmente os movimentos”, explicou Fabio Miranda, responsável pelo CTI do Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro.

Ao decidirem pela ação, os médicos adiantaram o cronograma normalmente seguido nos casos de cirurgia para retirada de hematoma do cérebro, que protocolarmente pede espera de 72 horas. O prazo, que venceria no final da noite desta quarta, fora divulgado pela própria equipe que cuida do treinador desde a sua chegada à unidade hospitalar no último domingo, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico durante o clássico entre Flamengo e Vasco.

Mesmo com o estado de saúde evoluindo de forma positiva mais do que o esperado, o neurocirurgião responsável pela operação fez questão de ressalvar que o caso ainda segue classificado como grave. “Dentro do que imaginamos num primeiro momento, o panorama é dos melhores. Ele ainda vai continuar no CTI por alguns dias, e o estado inspira cuidado, é grave, mas é bem melhor do que há dois, três dias. Sua grande evolução foi nas últimas 12 horas”, afirmou José Antonio Guasti.