A Controladoria-Geral da União (CGU) encontrou 66 irregularidades, que remetem a um prejuízo potencial de 682 milhões de reais, em auditoria especial realizada no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e na estatal ferroviária Valec.

Em nota à imprensa, a CGU informou que concluiu nesta quinta-feira a auditoria e está enviando o documento a órgãos como Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal e Ministério Público. Foram analisados 17 processos de licitação e contratos que somam um total de 5,1 bilhões de reais.

Segundo a CGU, o relatório mostra que, tanto no Dnit quanto na Valec “raríssimos são os empreendimentos em que não há acréscimos de custos, muitos dos quais se aproximam do limite legal, algumas vezes até superando-os, tornando sem efeito os descontos obtidos nos processos licitatórios”.

As denúncias de irregularidades no setor de transportes do governo geraram uma crise que culminou com a queda do então ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e da cúpula do Dnit.

No caso da Valec, as maiores irregularidades foram encontradas no projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com uma superestimativa de 52,2 milhões de reais.

O ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, esteve com a presidente Dilma Rousseff na tarde desta quinta-feira, mas saiu do encontro sem falar com a imprensa. Segundo a CGU, tanto Passos quanto Nascimento deram pleno apoio aos trabalhos de apuração.

Fonte: Portal Terra