O documentário do realizador cearense Thalles Chaves – Antonio Francisco: O Poeta e a Bicicleta, ao qual tive oportunidade de assistir durante o Festival de Cinema de Jericoacoara, está participando de interessante concurso promovido no Rio de Janeiro, através da internet, e precisa do nosso voto para que seu diretor possa levar o nome de Mossoró (cidade onde reside) cada vez mais longe.

Trata-se de um concurso de vídeos sobre o uso consciente da caminhada e da bicicleta, no qual concorrem vídeos de até 3 minutos de duração. Assim, Thalles fez uma versão micro de seu Doc para poder concorrer e nós pedimos seu voto para contribuir nesta nova caminhada do Thalles, a fim de que ele possa levar seu Antônio, com seus poemas e sua bicicleta, para paragens as mais diversas.
Para tanto, é só acessar o link e votar: http://www.curtaumabike.com.br/index.php?link=index
O site envia um e-mail com um link de confirmação do voto. Caso a confirmação não chegue imediatamentem vale olhar em sua ‘reserva de spam’…
Temos até 15 de setembro para votar!
O Festival Curta uma Bike e uma Caminhada é uma iniciativa do programa Rio, Estado da Bicicleta, cujo objetivo é conscientizar a população do Rio de Janeiro a usar a bicicleta como veículo de trabalho e não somente para lazer, além de incentivar o hábito de caminhadas em trechos de curta distância, deslocamentos para escola, academias, compras…
Em todo o mundo, a mobilidade consciente já ocupa lugar de destaque no dia-dia da população. Entre as cidades mais conscientes estão Paris, Berlim, Amsterdam, Bogotá…
Mas a situação brasileira ainda é bastante difícil, sabemos todos. Quem nunca perdeu algumas horas do seu dia em longos e estressantes engarrafamentos?
Num trecho entre os bairros Jardim Botânico e Botafogo, por exemplo, considerando o horário do rush, o tempo de deslocamento de carro pode chegar a até 1h40. Estima-se que o mesmo trajeto possa ser feito, a pé, em 50 minutos. De bicicleta, o destino pode ser alcançado em cerca de 20 minutos.

Thalles Chaves criou uma versão para a web do seu interessante Doc, Antônio Fracisco – O Poeta e a Bicicleta
Já deu para perceber que de bicicleta ou a pé, você chega bem mais rápido quando o assunto são trechos de curta distância, principalmente pela possibilidade de fugir dos grandes aglomerados de veículos, intermináveis engarrafamentos… E a economia de tempo se traduz também em qualidade de vida, saúde e preservação do meio ambiente.