Ontem, 7.672 agências bancárias do País tiveram suas operações paralisadas, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). As paralisações ocorrem em bancos públicos e privados de 25 Estados e do Distrito Federal, de acordo com balanço feito pela Contraf a partir dos dados enviados pelos sindicatos até as 18h30 de ontem. O único Estado ainda fora da mobilização é Roraima, mas o bancários já aprovaram a deflagração de greve a partir de segunda-feira.

A categoria reivindica reajuste de 12,8% (5% de aumento real), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

Buscar Canais alternativos

Quem precisar pagar uma conta deve tentar pagar por outros canais, como caixa eletrônico, internet, telefone e correspondentes bancários (lotéricas, farmácias,
hipermercados etc). A maioria das contas pode ser paga até a data do vencimento em agências lotéricas, correspondentes bancários ou caixas eletrônicos.

Entrar em contato e negociação com o fornecedor

O pagamento de mensalidades pode ser negociado diretamente com escolas ou operadoras de planos de saúde. O consumidor deve pedir uma prorrogação do prazo de vencimento ou outra forma de pagamento viável. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções. Caso a quitação do débito não possa ser realizada através desses meios, o
consumidor deve ter contato telefônico com a empresa credora, a fim de buscar outra alternativa. A greve não é justificativa para a não quitação dos débitos se houver outras maneiras de pagar.