Da Secretária de Educação Betânia Ramalho,  saudando os professores pelo seu dia:

DIA DO PROFESSOR

Caros Professores e Professoras,
Merecidamente, o dia de hoje reveste-se de um destaque especial para nós, educadores e educadoras, quando celebramos o Dia do Professor.
Não se edifica um gigante do tamanho do Brasil sem transformar a educação.
E não se transforma a educação sem o trabalho profissional do professor e, consequentemente, com investimento na valorização da escola pública e dos seus docentes.
A valorização da escola pública não pode ser mero discurso, ela se constrói com gestos, ações concretas, como uma conquista de cada dia. Por isso, em nove meses de Governo, a Secretaria de Educação do Estado:
* Assegurou o Piso Salarial Nacional do Magistério.
* Concedeu 34% de aumento salarial para os profissionais do Magistério, de forma progressiva, em quatro parcelas a partir do mês de setembro.
* Liberou mais de 700 processos de aposentadoria retidos.
* Liberou mais de 500 processos de licença prêmio retidos.
* Liberou 24 professores para Pós-Graduação (mestrado e doutorado)
* Saldou os débitos com os professores temporários do ano 2010.
* Saldou os débitos, do ano 2010, com os professores que recebem hora suplementar, e regularizou o pagamento mensal.
* Além do mais, estará, no mês de novembro, realizando concurso público para 2.900 professores e 600 profissionais de apoio pedagógico.
* Também no mês de novembro dará início ao Censo do Magistério.
* Estamos revisando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério, estruturando o programa de formação continuada.

Tudo isto é apenas o início de uma nova realidade no RN, não isenta de muitas dificuldades, mas que tem um objetivo claro: assumir, com perseverança, a aprendizagem do aluno como o centro do projeto de educação do Estado, o que implica assumir que o aluno aprende quando um professor bem ensina, não apenas as disciplinas escolares, mas principalmente c i d a d a n i a.
Professor não é apenas uma lição de escola é uma lição de vida!
Professor, a escolha por esta profissão requer um compromisso transformador que construa aprendizagens e dignifique a educação!
P a r a b é n s!  Juntos poderemos fazer mais e melhor!
É difícil, mas não é impossível!

Betânia Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação e da Cultura