Os números da pesquisa Certus, realizada entre os dias 8 e 10 deste mês em Mossoró (veja abaixo), mostra que o situacionismo tem tudo para vencer mais um pleito. Não-obstante a liderança da deputada Larissa Rosado, é preciso analisar os números como um todo.

O resultado mostra que o quadro está em aberto e aponta para um crescimento vertical dos nomes do governismo.

De acordo com os números, a deputada Larissa Rosado (PSB) lidera com 33,5% das intenções de votos na estimulada. Em segundo lugar, a vereadora Cláudia Regina (DEM), com 19,25%. Em terceiro, o vereador Chico da Prefeitura (DEM), com 17,5%.

Para ter uma eleição tranquila, Larissa precisaria ter pelo menos 60% das intenções de voto. Primeiro, porque fica claro que apesar de ser nome único na disputa há tanto tempo, ela nunca conseguiu deslanchar. Segundo, porque  os demais candidatos só ganham espaço.

Por outro lado, o governismo tem um nome em potencial já pronto. Caso opte por Cláudia Regina, a prefeita Fafá Rosado e a governadora Rosalba Ciarlini já podem começar com um nível de intenções de voto suficiente para garantir a vitória. Com as duas estruturas juntas, não tenho dúvida de que as intenções poderiam se transformar em votos e em vitória.

Há de se destacar também um bom desempenho de Josivan Barbosa, já que apesar de ter sido lançado recentemente no cenário ele aparece com 9% das intenções de voto mesmo há um ano da eleição.

A conclusão que o blog chega é que o governismo só perde essa eleição se resolver se dividir. Tem potencial para vencer de novo. E trabalha unido com a intenção de fazer próximo prefeito.

Fonte: Blog de Pedro Carlos