Os idosos recorrem às bebidas alcoólicas e cigarros para lidar com o stress causado pela falta de recursos financeiros, segundo sugere estudo publicado na edição de novembro do periódico científico Journal of Studies on Alchohol and Drugs. De acordo com o estudo, idosos que enfrentam um estresse financeiro têm 30% mais chances de ter uma ingestão alcoólica exagerada do que aqueles financeiramente estáveis.

A pesquisa sugeriu que o risco é ainda maior em pessoas com baixo nível educacional. Por outro lado, homens e mulheres com mais acesso à educação tendem a reduzir o consumo de álcool diante da falta de dinheiro.

O estudo acompanhou 2.300 homens e mulheres com mais de 65 anos entre 1992 e 2006. Os resultados mostraram que 16% dos voluntários enfrentaram problemas financeiros crescentes com o passar dos anos. Os dados mostraram que 3% deles aumentou o consumo de álcool – com mais de 30 doses alcoólicas por mês – e 1% começou a fumar. “Ao enfrentar fatores de stress que não conseguem controlar, as pessoas tendem a focar em comportamentos que ajudam a lidar com as emoções negativas”, explicou Benjamin A. Shaw da University at Albany.

Problemas financeiros tendem a ser especialmente estressantes para pessoas mais velhas, segundo Shaw. “Eles estão fora do mercado de trabalho e sentem que têm menos tempo para recuperar a situação financeira”, disse o principal autor da pesquisa.  (Veja)