A presidente Dilma Rousseff decidiu trocar o comando do Ministério da Pesca: o petista Luiz Sérgio (PT-RJ) será substituído pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. Segundo ele, a decisão foi tomada pela presidente Dilma a fim de incluir o PRB na Esplanada dos Ministérios. O partido aliado ainda não havia sido contemplado com um ministério.

Com a troca, Luiz Sérgio reassumirá sua cadeira na Câmara dos Deputados. Antes de assumir a Pesca, o petista comandou a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, responsável por intermediar a relação entre o Planalto e o Congresso Nacional. Mas, em junho do ano passado, foi substituído por Ideli Salvatti PT-(SC). O motivo foi a reclamação dos parlamentares foi o desempenho de Luiz Sérgio, que não conseguiu cumprir o papel de articulador político. Como prêmio de consolação, Dilma o nomeou para o comando da Pesca.

O futuro ministro disse esperar que o segmento religioso fique mais próximo do governo. “Sempre trabalhei para dirimir dúvidas e eu faço parte deste o governo. Acho que os resultados deste governo são fabulosos e eu tenho procurado mostrar isso a bancada evangélica.”

Segundo o futuro ministro, o PRB –que teve José Alencar como vice do ex-presidente Lula– é muito ligado ao governo. O partido tem um senador e 10 deputados. “É uma afinidade de projeto, de comportamento, que nós herdamos do presidente José Alencar.”

Ele afirmou que acompanha o ministério desde 2003. “Meu partido já ocupou uma secretaria com status de ministério, que fez um estudo de metas e que a pesca previa gerar um milhão de empregos, triplicar a produção sustentação da agricultura, duplicar a captura de peixes e duplicar o consumo per capita de peixe no Brasil. Acho que nós devíamos ter uma Embrapa da pesca”, disse.

A posse do novo ministro deve ser na sexta-feira, mas ainda não foi confirmada oficialmente.

Fontes: Estadão/Veja