Antonio Praxedes da Mota, faleceu hoje (29), na cidade do Natal, onde se submetia a tratamento para combater sérios problemas de saúde. Ele tinha 63 anos.
Natural de Apodi, RN, nascido em 18 de maio de 1948, veio para Mossoró no início dos anos 70 onde fixou residência. Dedicou-se, inicialmente, como artífice, no comércio de madeiras ao lado de seu irmão, Hermano Mota, já comerciante do ramo, tendo, pouco tempo depois, instalado a Serraria Santo Antonio, localizada no bairro Boa Vista, que, após mais de trinta anos de atividades, deu lugar a um grande estabelecimento comercial e residencial.
Nos anos 80, paralelamente às atividades comerciais, dedicou-se ao futebol mossoroense, tendo naquele período fundado e presidido o Calouros do Ar, time de grande destaque no âmbito do futebol amador de Mossoró.
Presidiu a Liga desportiva Mossoroense (LDM) por dois períodos: o primeiro em 1985 e o segundo em 1994, tendo sido vice presidente no mandato de José Xavier de Oliveira (1988/1989).
Ainda nos anos 90, idealizou e fundou o Mossoró Esporte Clube, que participou do Campeonato Estadual com excelente desempenho.
Considerado por muitos um dos últimos baluartes do PMDB histórico, desempenhou três mandatos de vereador na Câmara Municipal de Mossoró, elegendo-se nos pleitos de 1992, 1996 e 2000.
Um dos trabalhos de sua autoria que ainda hoje tem grande repercussão no seio da população, principalmente por ter referência direta os direitos do cidadão, é a Lei Municipal nº 1.616/2002 (lei das filas), que delimita o tempo de espera de atendimento nas agências bancárias e empresas prestadoras de serviços de atendimento ao público.
Membro da Maçonaria Norte-riograndense desde os anos 80, filiado à Loja Maçônica João da Escóssia, local onde o seu corpo será velado a partir das 19h.
O sepultamento acontece amanhã (1/3) às 09h00, no Cemitério São Sebastião, no centro de Mossoró, RN.