O programa RN Mais Justo, que tem por objetivo contribuir para a superação da extrema pobreza no Rio Grande do Norte, será lançado, oficialmente, pela governadora Rosalba Ciarlini na próxima segunda-feira (05).

A solenidade acontecerá no Pirâmide Natal Hotel & Convention, em Natal, às 10h, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Também foram convidados a participar da cerimônia prefeitos dos 167 municípios do Estado.

RN MAIS JUSTO

Serão beneficiados, inicialmente, 25 municípios das regiões do Alto e Médio Oeste. Eles foram definidos por critérios técnicos. O Governo cruzou indicadores sociais, como taxa de analfabetismo, Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB, taxa de mortalidade infantil; analfabetismo; esgotamento sanitário; abastecimento d’água e percentual da população dos municípios em condições de extrema pobreza para definir os locais onde o programa será desenvolvido de forma integrada com o Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

Por esse ranking da extrema pobreza – resultado de estudo das Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e da Assistência Social (Sethas) – o RN Mais Justo chegará, em 2013, nos municípios do Litoral Norte, Agreste, Potengi, Trairi, Litoral Sul e Região Metropolitana de Natal. As últimas regiões do estado a receberem o programa serão Seridó e Vale do Açu, consideradas de menor vulnerabilidade. Na primeira etapa do plano estadual serão atendidas 42 mil pessoas.