Se alguém que reside no Nordeste for questionado por algum turista se ainda existem muitos índios na sua região, qual resposta daria? Diria que não há índios e que eles vivem na floresta amazônica? Ou diria que o Nordeste possui 27%,8 dos indígenas brasileiros, perdendo apenas para o Norte (32%), e que poderemos encontrá-los tanto nas áreas urbanas como nas rurais?

A segunda resposta é a correta, mas se a sua foi a primeira opção, não se culpe por isso. De acordo com o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Marcondes Secundino, até os anos 80, era imposto à população indígena do Nordeste “mecanismos” de invisibilidade, como informa o NE10.

 

Ao mesmo tempo em que exigiam uma “condição” para reconhecer os índios, as autoridades buscavam “eliminar” sua cultura. Deixar de falar a língua foi uma imposição inclusive dos colonizadores. Se os índios não a respeitassem, corriam o risco de serem perseguidos, de não conseguirem trabalho e de sofrerem preconceito.

 

ONDE ESTÃO OS ÍNDIOS ? – Em relação à população indígena, a divisão regional brasileira é diferente do território geográfico convencional. Trata-se um mapa geopoliticamente pensado na história da população indígena. A região Nordeste (chamada também de Nordeste-Leste) exclui o estado do Maranhão (que integra o Norte) e inclui os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

A região Nordeste (ou Nordeste-Leste) abriga cerca de 80 povos indígenas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, em termos de contingente populacional, a Bahia é o terceiro estado em população indígena no Brasil e primeiro no Nordeste, com 56.381 índios. Pernambuco é o segundo da região e o 4º do País, com 53.284.