Sandra Rosado sugere ao CNJ realizar mutirão para a adoção de crianças e adolescentes

 

 

O último levantamento divulgado pelo Cadastro Nacional de Adoção aponta que o número de famílias interessadas em adotar é cinco vezes maior que o número de crianças e jovens aptos para adoção. Para ajudar a equilibrar essa estatística, a líder do PSB na Câmara, deputada federal Sandra Rosado (RN), sugeriu nesta quinta-feira (26) ao Conselho Nacional de Justiça a realização de um mutirão de adoção.

De acordo com a deputada, a burocracia e a preferência por crianças brancas, sem deficiências e de até quatro ajuda a reforçar este desequilíbrio entre o alto número de interessados e o baixo número de adoções.

“A ideia é acelerar o processo de adoção, mas também dar visibilidade a inúmeras histórias felizes e bem-sucedidas da adoção de adolescentes e de portadores de alguma enfermidade ou necessidade especial”, explicou Sandra. Para ela, a rejeição de adolescentes, por exemplo, se dá pela crença de que só se consegue educar e criar vínculos quando o contato é realizado desde o nascimento.

Outro problema citado pela parlamentar é o alto número de crianças e jovens em abrigos esperando um encaminhamento da Justiça. De acordo com a Associação de Magistrados do Brasil (AMB), 80 mil crianças estão nesta situação.

Sandra acredita que o número de crianças e jovens disponíveis para adoção poderia ser bem maior se o burocracia exigida para a destituição do poder familiar fosse realizada com mais celeridade. A destituição é realizada quando a Justiça julga que o detentor da guarda representa perigo para a integridade física e mental da criança. “Com o mutirão aqueles que já estão aptos para a adoção poderão vislumbrar o sonho de ter uma família, de ser cuidado e amado”, afirmou.

A parlamentar sugeriu ao CNJ que o mutirão tenha a participação da Justiça da Infância e da Juventude, do Ministério Público e da Defensoria Pública. A ideia é criar uma equipe de multiprofissionais.