Hospital da Mulher inaugura mais sete leitos neonatais

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia inaugurou no fim da tarde desta quinta-feira (31) a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI). O novo setor do hospital é uma unidade semi-intensiva composta por sete leitos destinados aos recém-nascidos com quadro clínico de média complexidade e que necessitam de assistência contínua. A enfermeira-chefe e coordenadora da nova unidade, Elicleide Andrade, conta que o espaço é destinado para tratar dos bebês com baixo peso, recém-saídos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), que apresentam risco médio de complicações. “Os casos mais graves ficam sob os cuidados da UTI neonatal e conforme a evolução do caso, os pacientes vão sendo transferidos para este setor. Com certeza a Unidade de Cuidados Intermediários vai somar esforços, pois são serviços complementares”, explica. O Hospital da Mulher possui uma estrutura de oito leitos de UTI neonatal.

Além da qualidade dos equipamentos e do amplo espaço físico, o local foi projetado para oferecer conforto e humanização no atendimento dos bebês. Duas grandes janelas foram colocadas para os pais e familiares poderem acompanhar o tempo todo o tratamento do bebê internado através do vidro. “Isso é muito importante, pois é a transparência do trabalho que está sendo realizado. Quando a família do paciente tem a oportunidade de observar o que está sendo feito, isso transmite bastante segurança”, destaca a enfermeira-chefe. As visitas dos pais e familiares dentro da unidade também são liberadas durante todo o dia. Assim como a UTI Neonatal, a UCI conta com uma equipe médica multidisciplinar formada por neonatologista, pediatra, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e fonoaudiólogo atuando 24 horas por dia.

Método Mãe-Canguru

As mães também são o foco da nova unidade, que permitirá que elas além de acompanharem os tratamentos sejam treinadas para cuidar dos bebês, através do método “Mãe-Canguru” sempre com o apoio da equipe de enfermagem. A pediatra Gilvanda Peixoto esclarece que este é um tipo de humanização e assistência neonatal que implica no contato precoce “pele a pele” entre mãe e o bebê prematuro. “Entre as vantagens destacam-se a manutenção da temperatura corporal do recém-nascido, o estímulo ao aleitamento materno e contribuição do desenvolvimento do bebê prematuro, além de fortalecer os laços com a mãe”, explica ressaltando que a estrutura da Unidade de Cuidados Intermediários vai fazer diferença no atendimento neonatal de Mossoró. “É um espaço que permitirá comodidade, segurança e qualidade aos pequenos pacientes e suas famílias”, finaliza.