A vereadora Cláudia Regina é autora do Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pela prefeita Fafá Rosado, que reconhece o Mossoró Cidade Junina como bem cultural local.

O evento já é uma realidade cultural local, tendo-se iniciado como uma promoção da Prefeitura Municipal de Mossoró que visava resgatar as tradições culturais e servir de suporte a promoção e divulgação turística do Município. Passados 12 anos de sua criação, o Mossoró Cidade Junina tornou-se uma referência no Estado do Rio Grande do Norte como evento popular, que associa tradição cultural com evento turístico, o que lhe permitiu ultrapassar as fronteiras potiguares e ombrear-se com os maiores e mais famosos eventos do tipo no Nordeste brasileiro.

Diferentemente, de outras promoções semelhantes, realizadas em outros estados, o Mossoró Cidade Junina resgata a tradição cultural folclórica nordestina e a sua história local, com uma série de projetos e subprojetos, dos quais destacam-se shows, concursos de quadrilhas, o espetáculo teatral ao ar livre “Chuva de Balas no País de Mossoró” que conta a resistência do povo mossoroense ao bando de lampião, mamulengos, músicas, contos, lendas e diversas manifestações culturais que revelam o jeito, o estilo e o modo de ser do nordestino e suas tradições.

De acordo com a parlamentar, a festa é também um meio de inclusão social, já que fazem parte da programação oficial dos festejos, o São João dos idosos e dos pacientes da saúde mental. Além de todas atividades de lazer, entretenimento e as oportunidades de geração de renda oferecidas a população.

“O nosso projeto reconhece o Mossoró Cidade Junina como bem cultural da cidade, que merece proteção específica, nos termos da Constituição Federal e da Lei Orgânica, por se tratar, enfim, de um patrimônio dos mossoroenses”, finalizou a vereadora.

Fonte: Assessoria