A aprovação pela Comissão Especial da Câmara de uma Proposta de Emenda à Constituição que acaba com os tetos salariais e outras amarras que impedem aumentos indiscriminados de salários no funcionalismo público disparou um sinal de alerta no Governo, segundo o Estadão. Ministros reagiram e afirmaram que a aprovação do projeto pelos plenários do Congresso Nacional pode trazer sérios problemas para as contas públicas.

“É um retrocesso, um mau sinal para a Previdência, para o sistema”, disse o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. “Estamos em um momento de crise e devemos nos acautelar.”

“Acho essa decisão muito preocupante”, afirmou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que estava na Rio+20. Ela acrescentou que a medida pode ser “um problema para o País”. “Foi uma primeira votação, mas ela é importante e, por isso mesmo, espero que não avance.”

Para Miriam, responsável pelo controle dos gastos com pessoal do governo, a situação pode ser revertida. Ela conta com forte mobilização da base do governo no Congresso para barrar a medida, que também ameaça as finanças de Estados e municípios.

Não é possível calcular o impacto que a aprovação da nova PEC teria sobre as contas públicas, porque ela abre possibilidades infinitas de aumentos.