Apesar de pouco conhecida, aliança de Maluf e PT desperta rejeição

Embora o conhecimento da aliança entre o deputado Paulo Maluf (PP-SP) com o candidato petista Fernando Haddad, fechada na semana passada com fotos e aval do ex-presidente Lula, seja pequeno, a rejeição é significativa. Pesquisa do Datafolha, publicada no jornal Folha de S. Paulo, mostra que 62% do eleitorado rejeitam o apoio. No entanto, dentre os pesquisados, apenas 17% disseram saber da aliança. A sondagem identificou que 70% dos eleitores paulistanos ainda desconhecem o apoio de Maluf ao candidato do PT. Os 13% restantes não opinaram.

Mais da metade dos entrevistados, 59%, disse que não votaria em um candidato apoiado pelo ex-prefeito – sinalizando que o apoio de Maluf pode ter sido um tilo pela culatra na campanha de Haddad à Prefeitura de São Paulo. Apenas 12% dos eleitores votariam em um candidato aliado de Maluf e 26% se declararam indiferentes.

A desistência da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), em reação à entrada de Maluf na chapa petista, teve aprovação de 67% dos entrevistados. Outros 17% não concordaram com sua atitude, e 16% optaram em não opinar.

O apoio do PP renderá ao Partido dos Trabalhadores mais 1m35s no horário eleitoral gratuito. Com isso, Fernando Haddad contará com 7min30s de propaganda gratuita. Em troca, Maluf passa a controlar uma secretaria do Ministério das Cidades e o PP ganha a liberdade para compor sua própria chapa de candidatos a vereador. O partido sairá com 20 nomes que disputarão a Câmara Municipal.

 

Fonte: Veja