O governo prorrogou a redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os setores de linha branca e móveis e a de PIS/Cofins para massas alimentícias. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta sexta-feira (29) em São Paulo.

A renúncia fiscal do pacote de medidas, segundo o Ministério da Fazenda, é de R$ 684 milhões.

A desoneração, que acabaria neste sábado, foi estendida por dois meses para a linha branca, por três meses para móveis, laminados, luminárias e papéis de parede e por seis meses para massas alimentícias.

“O setor está se comprometendo a repor o repasse ao consumidor”, disse o ministro. “O consumidor tem de fiscalizar para que as empresas mantenham o preço reduzido.”

Mantega disse que as medidas anunciadas no primeiro semestre surtiram efeito, e por isso foram prorrogadas.

“O varejo é o setor que mais contribui para o crescimento do emprego, e o emprego é a coisa mais importante que temos, pois aumenta nosso mercado consumidor.”

Para o ministro, o país vai crescer impulsionado por seu mercado consumidor. “Devemos criar 1,5 milhão de novos empregos em 2012″, disse.

“No Brasil temos emprego, salário e mercado interno. Diferentemente de outros países, aqui o mercado e a massa salarial existem”.Ele disse que não há nenhum estudo para desonerar outros setores.(Folha)