• Uma ação do FBI, a polícia federal dos EUA, para combater um vírus disseminado por uma rede de criminosos desmantelada no ano passada pode deixar 264 mil pessoas desconectadas da internet a partir de segunda-feira, 9, em quase todo o planeta, inclusive no Brasil. Os usuários ainda podem evitar os problemas se agirem antes do início da operação do FBI. Depois disso, ficarão sem condições de acessar sites e enviar emails. Ao longo das últimas semanas, o Facebook e o Google tentaram alertar as pessoas. Inicialmente, 4 milhões de máquinas estavam infectadas. O vírus afeta o DNS (Sistema de Nome de Domínios, na sigla em inglês), que serve para converter os nomes dos sites em números. Por meio deles, um computador pode entrar em contato com outro. Com a contaminação, o sistema fica alterado. Por este motivo, o nome do vírus é DNSChanger.
  • De plantão no STF, coube a Ayres Britto avaliar um pedido de reconsideração de habeas corpus feito pela defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Numa curto despacho, Ayres negou o pedido e manteve a decisão de Joaquim Barbosa, que extinguiu o habeas corpus e determinou que Cachoeira continuasse preso. Essa quinta-feira, aliás, não está das melhores para o bicheiro. Mais cedo, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal negou outro pedido de liberdade apresentado no processo que ele responde por fraudes no sistema de transporte público de Brasília.
  • A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou o lançamento do livro Manual Prático das Eleições, que aconteceu na noite desta quinta-feira (05). Os autores, o Juiz Titular da 11ª Vara Criminal e Juiz-Assessor da vice-presidência do TJ/RN Jarbas Bezerra e a advogada e diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Lígia Limeira, trazem na 5ª edição do Manual Prático das Eleições, a proposta de desmistificar a linguagem jurídica com relação à Lei 9.504/97, ou simplesmente “Lei das Eleições”, como é mais conhecida. Rosalba Ciarlini comentou a relevância do tema abordado no livro “É sempre importante trazer à luz temas que fazem parte de nossas vidas, mas que nem sempre são tão bem esclarecidos, abordar a leis das eleições de maneira simples, ainda mais em um ano eleitoral é muito positivo”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.
  • O ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla foi condenado nesta quinta-feira, 5, a 50 anos de prisão pelo sequestro de filhos de militantes de esquerda durante a ditadura argentina (1978-1983). A denúncia foi oferecida à Justiça argentina pela organização Avós das Praças de Maio, que representa a família das vítimas, para responsabilizar o ex-militar pelo sequestro, prisão, ocultação e substituição de identidade de menores de dez anos.O processo começou em 2011. Além de Videla, eram acusadas mais dez pessoas, entre elas ex-ditador Reynaldo Bignone. Oficialmente, 34 bebês foram sequestrados nos sete anos de exceção. Todos eram filhos de presas políticas.
  • A Autoridade Nacional Palestina (ANP) vai exumar o corpo do líder palestino Yasser Arafat, que morreu em 2004, após as denúncias de que ele teria sido envenenado. A exumação foi autorizada pela viúva do líder, Suha Arafat. O debate sobre a causa da morte de Arafat voltou às páginas dos jornais após a rede de televisão Al Jazeera publicar uma extensa reportagem investigando a morte do líder palestino. As evidências apresentadas pela reportagem podem indicar que Arafat foi envenenado por polônio 210, uma substância radioativa, a mesma que matou o espião russo Alexander Litvinenko em 2006.
  • Termina nesta sexta-feira (6) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Segundo balanço parcial do Ministério da Saúde, mais de 12,8 milhões de crianças com idade até 5 anos tinham sido imunizadas contra a doença em todo o País. O número representa 90,57% das crianças brasileiras nesta faixa etária.A meta é vacinar, 95% das 14,1 milhões de crianças menores de 5 anos no País, o que totaliza 13,5 milhões de crianças. Encerrada a campanha, continua valendo o calendário básico de doses e reforços nos postos de saúde de todo o Brasil. Os pais, portanto, devem ficar atentos à carteira de vacinação dos filhos.