# # Pesquisa TCM/Certus

Embora no edital de registro na Justiça Eleitoral fale em publicação para este domingo (15), a TCM divulgará somente nesta segunda-feira (16/7) a primeira pesquisa das eleições 2012 em Mossoró, desta vez com os nomes de todos os candidatos a prefeito. A coleta de dados foi concluída sexta-feira, 13. A TCM divulgaria sua primeira pesquisa eleitoral na última segunda-feira (9/7), mas o Instituto Certus, contratado pela emissora, incluiu apenas dois candidatos a prefeito na lista apresentada aos eleitores. A pesquisa será divulgada às 8h no Programa Vota Mossoró, no Canal 10, da TV a cabo.

# # Nova gestora

A Governadora Rosalba Ciarlini escolheu a  nova gestora fiscal do Hospital da Mulher, que será responsável pela fiscalização do contrato entre o Governo e Marca, empresa responsável pela administração do Hospital da Mulher e que está sendo investigada pelo Ministério Público do RN (MP-RN). A governadora Rosalba Ciarlini escolheu a assistente social Iranilde Oliveira foi a escolhida. Iranilde exerce atualmente a função de gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap). De acordo com a assessoria do Governo, o papel da gestora será o de fiscalizar os trâmites financeiros da empresa Marca. Isso porque a empresa está sendo investigada pelo Ministério Público, por irregularidades em contratos com a Prefeitura de Natal.

De Olho em 2014…

Os deputados federais João Maia (PR) e Henrique Alves (PMDB) firmaram uma parceria em meados de 2009 para criar um novo grupo político no Estado: a Unidade Potiguar, que também tinha a presença do então presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria. O grupo não vingou, mas JoãoMaia e Henrique ficaram juntos numa chapa proporcional meio governo meio oposição em 2010. A parceria foi mantida este ano com os olhos voltados para 2014. Henrique sonha com o Senado, João com o governo ou a vaga de vice. Aguardemos as eleições 2012 e seus resultados.

# # Pode ocorrer 2º turno em Natal

Apesar da pesquisa do Instituto Certus que foi publicada no jornal Tribuna do Norte deste domingo (15) apontar vantagem de 35 pontos de Carlos Eduardo (55) sobre os demais concorrentes (20), um 2º turno na corrida à Prefeitura de Natal é, tecnicamente, quase inevitável. Basta que Rogério Marinho (PSDB), Hermano Morais (PMDB) e Fernando Mineiro (PT) cresçam, juntos, 18%, tirando-os do presente líder, o que se mostra bastante factível, de modo prático.A pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE também ouviu os entrevistados sobre a possibilidade de mudança do voto ao longo da campanha eleitoral. As respostas indicam que 38,64% dos eleitores de Natal admitem que podem – até o dia 7 de outubro, data da votação em primeiro turno – fazer uma opção diferente da que declaram atualmente. Enquanto isso, 60,57% afirmam que a decisão está consolidada, ou seja, não há risco de uma mudança na escolha do candidato a prefeito. Outros 0,79% dos entrevistados não responderam. O instituto Certus também fez a tabulação por regiões da cidade, faixa etária, níveis de renda e grau de instrução, ao calcular os percentuais dos eleitores que admitem a possibilidade de mudança do voto.

# # Natal e Mossoró

Uma reunião marcada para o próximo dia 19 vai definir o plano de mídia da propaganda eleitoral. Partidos, candidatos e representantes das emissoras de rádio e TV já estão sendo convocados pelo juiz José Dantas, um dos responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral. No Rio Grande do Norte, a propaganda eleitoral só será veiculada em Natal e Mossoró. O horário eleitoral no rádio e na televisão começa no próximo dia 21 de agosto.