CTI

Governo do Estado apresenta ações de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Com o propósito de apresentar as ações realizadas no âmbito do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI) do RN/2011-2020, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) realiza nesta terça (31), a partir da 10h, o Seminário de Acompanhamento das Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para cumprir as metas estabelecidas no PACTI, para o período 2011/2015, a FAPERN tem atuado para o fortalecimento da formação de recursos humanos nos diferentes níveis, desde a iniciação científica até a pós-graduação e inovação tecnológica nas empresas por meio das parcerias com as instituições de ensino superior e os setores empresariais.

De 2011 para 2012, foram abertos editais para contemplar pesquisadores iniciantes e núcleos, cujas pesquisas já têm resultados com repercussão regional ou nacional. Os recursos aportados para os programas Primeiros Projetos (PPP) e Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) chegam a sete milhões, oriundos do CNPq com contrapartida do Governo do Estado, através da FAPERN. O edital para apoio à pesquisa na pequena e micro empresa (Pappe Integração), desenvolvido em convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destinou 1,244 mi para seis empresas desenvolverem seus projetos de inovação tecnológica.

Com a viabilização de acordo entre a FAPERN e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, em tramitação serão aportados R$ 23 milhões para o desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino do estado.

Para setembro, está programado o lançamento de editais para bolsas de mestrado e doutorado para as instituições públicas de ensino superior do estado. Na vertente da iniciação científica, haverá edital para 326 alunos de ensino médio e profissionalizante de escolas públicas. Haverá ainda, edital para pós-doutorado na empresa em áreas prioritárias de Engenharias, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energias Renováveis, Agronegócio e Tecnologia da Informação, além de bolsas de residência em Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharias e Energias renováveis.

 Repasses – No Seminário, que contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, haverá a oficialização dos repasses financeiros R$ 2 milhões para 114 pesquisadores contemplados nos editais Pronem e PPP.