# #  Debate em Natal

É na noite de hoje (03), mais um debate com os postulantes a prefeitura do Natal. O encontro será às 22h, está sendo organizado pela UFRN e será transmitido simultaneamente pela Televisão Universitária (TVU), Universitária FM (88,9) e WebTV Agecom, através do portal da UFRN (www.ufrn.br). Na última quinta-feira (30), a COMUNICA realizou uma reunião com os assessores dos candidatos para realizar o sorteio que definiu a ordem de posição no estúdio, que será a mesma de apresentação ao público.A duração do debate será de duas horas. O programa será dividido em cinco blocos, constituídos, dentre outros, por perguntas da comunidade acadêmica (alunos, professores e técnico-administrativos), de especialistas da UFRN (professores, pesquisadores) e de candidato para candidato. Neste último caso as perguntas serão sobre temas livres, com direito à réplica e à tréplica.

 

# #  RN com mais um deputado federal em 2014…

Deu na coluna de Roberto Guedes: A constatação de que a população do Rio Grande do Norte chegou aos 3,2 milhões de habitantes, ensejada pela divulgação, na última sexta-feira, de estimativa produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levou alguns conterrâneos a uma conclusão que alguns, entre os quais este colunista, chegaram há vários anos. Trata-se de advogar a conquista de uma nona cadeira na representação deste unidade federativa na câmara federal, elevando ao mesmo tempo o plenário da Assembleia Legislativa das 24 atuais para 27 cadeiras. Há algum tempo, um movimento local chegou a consultar a respeito, debalde, as cortes superiores, em Brasília, mas a motivação era outra. Tratava-se de tirar proveito de uma alteração na forma de cálculo para as representações proporcionais no Congresso Nacional.

Desde pelo menos meados dos anos noventa alguns potiguares, entre os quais se destacava o advogado e ex-deputado federal Ismael Wanderley, reivindicam esta ampliação, que poderia melhorar o cacife do Rio Grande do Norte no jogo político nacional. Já naquela época, o parâmetro usado para realçar a necessidade de reparação de injustiça era o mesmo esgrimido de sábado passado para cá: há muito tempo Alagoas e Piauí, com populações equivalentes e até menores, elegem um deputado federal a mais do que o Rio Grande do Norte.

# # Escondendo sua própria biografia

Fernando Collor parece ter vergonha da própria biografia – e não é para menos, segundo o Radar Online. Com uma ficha que dispensa apresentações, Fernando Collor preferiu exibir na sua página pessoal na internet uma biografia abreviada na qual fica entendido que a vida política do “líder alagoano” começou em 2006, com a eleição para o Senado. Do mandato relâmpago no Planalto (só uma rápida citação “presidente da República 1990 a 1992″), passando pelo impeachment no Congresso, os rituais de magia negra na Casa da Dinda e as conversas com PC Farias, tudo foi esquecido por Collor.