“O alerta já foi dado, mas o governo parece querer a greve”. Está é a afirmação da coordenadora geral Fátima Cardoso perante a inoperância do governo do RN. A direção do SINTE-RN tem tentado marcar uma audiência para discutir a pauta de reivindicações e a demanda reprimida, entretanto não tem conseguido. “A categoria da rede estadual está sem respostas”, critica a sindicalista.

 

Este ano, a secretaria de Educação Betânia Ramalho assinou um documento se comprometendo em resolver vários pontos reivindicados pela categoria. Até agora o acordo não foi cumprido. “Depois não adianta criticar a categoria quando a greve for deflagrada. Não iremos aceitar críticas de quem não cumpriu sua palavra”, afirma Fátima Cardoso.

 

O SINTE-RN já está planejando formas de pressionar o governo em busca de respostas. Estão sendo promovidas reuniões, assembléias regionais e estudos por pólos em Natal e Grande Natal para debater a pauta e preparar um plano de ação. Inclusive, os funcionários estão participando das reuniões mensais onde estão sendo mobilizados para uma ação mais contundente. “A categoria está mobilizada para essa que pode ser a maior greve já feita no Rio Grande do Norte.Tudo isso está sujeito a acontecer por que o governo faz acordos, mas não os executa. Não honra sua palavra”, critica a coordenadora geral.