Natal e Mossoró poderão ganhar novas opções de voo dentro do Nordeste a partir de fevereiro, mês em que a companhia aérea Passaredo planeja inaugurar linhas aéreas intraregionais. A previsão foi feita em reunião na semana passada entre a empresa, secretários de turismo da região, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Comissão de Turismo Integrado (CTI Nordeste). Para viabilizar a proposta da nova malha aérea, apresentada em agosto pela Sudene, as federações estudam a concessão de incentivos fiscais. Inicialmente a ideia é reduzir a alíquota sobre o querosene de 25% para 3%.

“Fechamos que todos os darão incentivos por igual. Cada um estudará com as respectivas secretarias de fazenda e governadoras”, explica o secretário executivo do CTI Nordeste, Roberto Pereira. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, também ficaram acertados o tipo de aeronave a ser utilizada na operação – ATR72 com capacidade para 70 passageiros -e um preço médio de R$ 200 por voo. Além disso, foram traçados roteiros e planos de voos. “Fazer as principais capitais é muito interessante, mas queremos envolver também os municípios. Ainda não se sabe quantos”, reforça Roberto Pereira.

Para viabilizar os voos dentro da região, o secretário estadual de Turismo ressalta que será necessário integrar as viagens regionais com rotas nacionais. Fernandes acredita que a parceria entre Passaredo e Gol, assinada nesse ano, pode contribuir para essa integração no plano nacional. No plano de voos discutido na reunião a proposta é de duas linhas ligando o norte ao sul do Nordeste, e outras duas contemplando as direções leste e oeste da Região.

Mesmo com os avanços na negociação, a Passaredo deixou claro na reunião que será preciso investir nos aeroportos para tornar as operações viáveis. “Os dois maiores gargalos que nós temos são a infraestrutura e o financiamento. O que planejamos é possível de se realizar e nós vamos trabalhar para isso”, relatou durante o encontroo vice-presidente da Passaredo, Eduardo Busch. Uma nova reunião entre os representantes dos estados está marcada para o próximo dia 19 de outubro.

Vamos aguardar…