# # Bem avaliada

A aprovação dos brasileiros ao governo Dilma Rousseff aumentou novamente e atingiu 62%. É o melhor índice registrado desde o início de sua gestão, em janeiro de 2011. A avaliação pessoal da presidenta também se mantém positiva, com 77% da população dizendo confiar nela. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) e são da pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria. No levantamento anterior, de junho, 59% dos brasileiros avaliavam o governo como bom ou ótimo. Para esta pesquisa, foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Apenas 7% dos brasileiros avaliam o governo como ruim ou péssimo, na última pesquisa o índice ficou em 8%.

# # Uma nova Pesquisa TCM/Certus

Mais uma pesquisa eleitoral em Mossoró, contratada pela TV Cabo Mossoró (TCM). Embora conste no pedido de registro junto á Justiça Eleitoral que a pesquisa será divulgada dia 30, os números deverão ser anunciados somente na segunda-feira, 1º de outubro. O resultado dessa nova pesquisa da TCM/Certus será divulgado no Programa “Vota Mossoró”. O levantamento eleitoral ouvirá 500 eleitores entre os dias 24 e 26 (hoje) em 25 áreas, 21 urbanas e quatro rurais. A pesquisa foi contratada pela TCM ao Certus por R$ 5.500,00. A margem de erro é de 3%.

# # Pagamento do Funcionalismo em dia

O Governo do Estado vai pagar a folha de pessoal referente ao mês de setembro amanhã quinta-feira (27) e sexta-feira (28). Geralmente o pagamento é efetuado em dois dias, recebendo no primeiro dia os servidores com matrículas terminados de 1 a 5 e no dia seguinte, os de matrículas de 5 a 0. “O Governo segue pagando dentro do mês trabalhado e acreditamos que a greve dos bancários não vai prejudicar o pagamento dos servidores, já que o montante vai ser repassado pelo Estado normalmente para as instituições bancárias”, afirmou o pessoal da secretaria da Administração do Estado.

# # Greve pode acabar amanhã

Depois de nove dias de paralisação, deverá ser anunciada nesta quarta-feira (26) a volta dos serviços financeiros nas agências bancárias de todo o País. Após uma longa reunião entre os grevistas na última terça-feira (25), a proposta de reajuste de 7,5% da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) foi recebida positivamente. O Comando Nacional, coordenado pela Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), vai definir a orientação a ser passada às assembleias que serão realizadas nesta quarta-feira pelos 137 sindicatos representados pela entidade em todo o País. As chances de a greve se encerrar e a situação se normalizar a partir da próxima quinta-feira (27) aumentaram depois que a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, reconheceu a melhora da proposta. — O Comando Nacional avalia que a proposta tem avanços nas principais reivindicações dos bancários, como aumento real de salários maior que ano passado, valorização do piso, PLR e auxílios alimentação e refeição. Vamos indicar a aprovação nas assembleias. Os patrões elevaram a oferta de reajuste para 7,5%, sendo 8,5% de aumento do piso salarial e dos auxílios refeição e alimentação. Além disso, foi oferecida também a ampliação na PLR (Participação nos Lucros e Rendimentos), a 10%.

# # NORDESTE cada vez maior

Diante da alta da renda maior nas faixas mais baixas de rendimentos, a região Nordeste foi o destaque da Pesquisa Anual de Serviços do IBGE, com expansão de 36,1% do faturamento do setor no acumulado de 2007 a 2010. O percentual ficou acima da média nacional no período (31,8%).Em todos os estados da região, o faturamento do setor subiu mais do que a média nacional. As empresas do Piauí registraram o maior crescimento do país, de 50,2%. O emprego no setor de serviços no Nordeste também subiu acima da média — 34,8% no acumulado de 2007 a 2010, contra 27,3% em todo o País. Ainda assim, o salário médio da região era o mais baixo: 1,8 salário mínimo. A média nacional era de 2,4 salários.Em termos de faturamento, o pior desempenho foi da região Norte: 21,5% no acumulado de 2007 a 2010. O Sudeste ficou praticamente na média (31,3%). Já Sul e Centro-Oeste superam o desempenho de todo o país, com altas de 33,5% e 32,4%.