RN PODE GANHAR NOVO PORTO MARÍTIMO

 

A atividade portuária do Rio Grande do Norte poderá ser beneficiada com o acréscimo de mais um canal para exportação de seus produtos, além de sensível incremento da atividade turística marítima.

Devido ao fato de possuir um calado com 18 pés de profundidade, a cidade de Porto do Mangue, está sendo contemplada com a efetiva possibilidade da construção de um porto com capacidade para receber embarcações de maior porte que até mesmo o porto de Natal.

A façanha é resultado de um trabalho de prospecção realizado pela empresa local Geotécnica Construções e Serviços, que visa, entre outros objetivos, à atração de investidores estrangeiros para explorar as potencialidades econômicas do Estado, sobretudo na área de recursos minerais.

 

Neste sentido, estiveram em Natal na última quarta-feira, 26/9, dois representantes do grupo de origem espanhola Alatec (www.alatec.es), os quais foram recebidos protocolarmente pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Acompanhados da diretora-técnica da Geotécnica, Cristina Silva, os executivos apresentaram à Sedec o portifólio de projetos emblemáticos já implementados pelo grupo nas cidades de Barcelona, Bruxelas, Buenos Aires, Madri, Miami e Montevideo.

Com vasta experiência em planejamento, construção e operações portuárias, o Grupo Alatec pretende expandir sua presença na América do Sul, onde já investe em países como a Argentina e o Uruguai.

No Brasil, dada a parceria com a Geotécnica, o Grupo Alatec avança com vigor nas negociações visando a investir no município potiguar de Porto do Mangue. “Para arcar com o projeto, a empresa tanto dispõe de recursos próprios como também poderá viabilizá-lo através de PPP (parceria público-privada)”, assinala Cristina Silva.