# # Mártires de Cunhaú e Uruaçu

O Rio Grande do Norte viveu ontem mais um dia de feriado em nome dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Assim como é de costume, cerca de 40 mil fieis de todo o estado celebraram a memória dos mártires em encontro católico em São Gonçalo do Amarante. A governadora Rosalba Ciarlini participou do evento e no Monumento dos Mártires, a Governadora assistiu à missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada por padres da Arquidiocese de Natal. Chegando ao Monumento dos Mártires de Uruaçu, a governadora Rosalba Ciarlini encontrou o  Pe. Antonio Maria, que se apresentou aos fiéis dentro da programação organizada para celebrar a data. “Essa celebração é uma demonstração de respeito à tradição em torno dos Mártires. A simbologia desta data é uma referência de fé para o Rio Grande do Norte”, disse Rosalba Ciarlini. Dom Jaime também exaltou a importância dos Mártires para a Igreja Católica e para o povo potiguar. “Celebrar os nossos Mártires significa reverenciar o legado e a dedicação de todos que durante tempos e tempos se dedicaram a essa causa”, reforçou o Arcebispo.

# # Educação Potiguar

Já está em operação no Rio Grande do Norte o Sistema Integrado de Gestão da Educação Pública, SIGEduc. Idealizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, e financiado pelo MEC, o projeto é pioneiro no país e vai servir de base para que o Ministério da Educação possa implantá-lo em outros estados. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte teve papel decisivo nesse processo. O SIGEduc foi customizado a partir do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, da UFRN, que cedeu os direitos para que o software fosse utilizado na Educação Básica. Neste primeiro momento, dois módulos do sistema entram em operação. Desde 1º de outubro, todas as escolas da rede estadual de Natal estão disponibilizando no SIGEduc um levantamento com a quantidade de turmas que serão abertas em 2013 e o número de vagas para essas turmas. Essa atualização deve ocorrer até o dia 22 de outubro, quando inicia o período de matrículas para os alunos portadores de necessidades especiais.

# # PESQUISA troca Mossoró por Petrolina

Um vexame que mancha definitivamente a imagem do Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação LTDA (CIPEC) na realização de pesquisas eleitorais em Mossoró. O Cipec simplesmente registrou pesquisa das eleições locais como se fosse de Petrolina (PE). O Cipec tema sua sede em Recife (PE), e trabalha há anos para o governador daquele Estado, Eduardo Campos, atual presidente nacional do PSB, partido da candidata à Prefeitura de Mossoró, Larissa Rosado. O “erro” reduz a nada a credibilidade da empresa. Um erro grosseiro, que suscita a ideia e levanta suspeitas de uso de má-fé do Cipec na elaboração e aplicação dos questionários “petrolinenses” com evidências de manipulação de pesquisas. Os “erros materiais” levaram o juiz Pedro Cordeiro a cancelar a divulgação da pesquisa, impondo multa de R$ 53.205,00 em caso de desobediência, ao acatar ação cautelar da coligação Força do Povo.