Se quiser se tornar uma grande potência econômica no futuro, o Brasil precisa acordar para a realidade com que trata seus professores. A afirmação é do líder do Democratas no Senado, José Agripino. Hoje, dia em que o Brasil comemora o Dia do Professor, o senador potiguar aponta a gastança irresponsável e desenfreada como um dos principais erros cometidos pelo governo federal ao longo dos últimos dez anos.

 “O governo gasta mal, com salários exagerados, com gastança pública, com aparelhamento do Estado e deixa de aplicar naquilo que é preciso. Os países que evoluíram só o fizeram porque gastaram com educação”, Agripino. “Ou nós acordamos para essa realidade ou o Brasil não será um potência do futuro nunca”, acrescentou.

 Uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial constatou que o Brasil está entre os países com as piores remunerações aos educadores. Um professor do Ensino Fundamental em São Paulo ganha, em média, US$ 10,6 mil por ano. O valor é apenas 10% do que ganha um professor nesta mesma fase na Suíça, onde o salário médio dessa categoria em Zurique seria de US$ 104,6 mil por ano.

 “Educação é o que leva um país para frente; é o que está na cabeça das pessoas e que ninguém tira. O Brasil, pelos governos do PT, até hoje não entendeu essa prioridade e continua a andar a passos lentos na escalada ascendente na qualidade da educação”, ressaltou o senador José Agripino.