O Democratas saiu das eleições municipais com crescimento de aproximadamente 50%, em termos de eleitorado. São dois milhões de eleitores a mais que o partido governará, a partir de 2013, nos 278 municípios conquistados nesse pleito de outubro. Se por um lado o número de prefeituras do DEM caiu em 69 (de 347 para 278), por outro o partido elegeu a terceira maior capital do Brasil, Salvador, e outros municípios importantes como Aracaju, Vila Velha, Feira de Santana, Mossoró, Barueri, entre outros.

Os dados foram apresentados pelo presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, nesta segunda-feira (29) durante conversa com jornalistas no Senado Federal.

No ranking de prefeituras conquistadas em relação a outros partidos, o Democratas está em nono lugar. Em termos de capitais conquistadas, o partido ocupa o quinto lugar, com Aracaju e Salvador. “Dentre as três maiores capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador), o Democratas venceu com vigor na capital baiana, com ACM Neto. As urnas mostraram que o nosso partido fez bem ao manter seus valores e resistir na oposição. O partido sai maior das eleições 2012”, frisou Agripino.

Para Agripino, o crescimento do eleitorado do partido é uma prova de que a legenda resistiu, sobreviveu e cresceu. “Saímos fortalecidos, resistimos para nos manter na oposição e garantir a democracia brasileira. Tivemos uma resposta favorável do eleitorado. Se você me perguntar se valeu a pena resistir, eu lhe digo que valeu”, finalizou.