# # Robinson 2014

O prefeito reeleito de Parnamirim, Maurício Marques (PDT), lançou durante o almoço de confraternização entre lideranças do PDT e do PSD, a candidatura do vice-governador Robinson Faria (PSD) à sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o pleito de 2014. “Nosso grupo já tem um candidato para mudar o Rio Grande do Norte. Um candidato que tem uma história política exemplar, que tem coerência e lealdade com os seus aliados”, declarou Maurício. Durante o encontro, as lideranças comemoram o resultado positivo da parceria entre as duas siglas. Além de eleger a vice-prefeita Lucinha na chapa de Maurício, o PSD fez o vereador Giovanni. O partido teve cerca de 6 mil votos na disputa proporcional. A parceria firmada em 2012 entre PSD e PDT também engloba Natal, onde o partido de Robinson apóia a candidatura de Carlos Eduardo.

# # Maioria na Câmara é questão de tempo…

Creio eu que  até o final de novembro, a prefeita eleita Cláudia Regina já poderá ter pelo menos 15, dos atuais 21 vereadores eleitos da cidade. Além dos 12 já governistas, já se conversa com outros três que foram eleitos pela oposição.Os interesses de parte a parte têm como foco o projeto de CláudiaRegina para Mossoró. Os três vereadores eleitos que já conversam com a prefeita entendem que podem contribuir ajudando na base de sustentação de seu governo. Aguardemos !!

# # Carlos Eduardo descarta disputa em 2014

Durante coletiva à imprensa, logo após o resultado oficial das urnas, o entregando o comando da cidade de Natal de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2016, Carlos Eduardo Alves (PDT) também falou sobre política…2014…chegando até 2016. O prefeito eleito afirmou enfaticamente que seu projeto é disputar a reeleição em 2016, descartando assim uma possível candidatura a governador em 2014: “Serei candidato a reeleição em 2016 e vou ganhar no primeiro turno”.

# # Não conseguiram…

Fazendo uma análise das eleições 2012, avaliando os seis parlamentares que disputaram prefeituras no Rio Grande do Norte, nenhum obteve êxito. Dos quatro deputados estaduais: Hermano Morais (PMDB) conseguiu 23% no 1º Turno e 41,69% no 2º Turno em Natal. A deputada Larissa Rosado (PSB), que liderou as pesquisas na maior parte em Mossoró, teve 46,97% dos votos. Os deputados Gilson Moura (PV) e George Soares (PR) não alcançaram os 40% em Parnamirim e Assu, respectivamente. Os dois enfrentaram os prefeitos candidatos à reeleição: Gilson teve 39,27% e George conseguiu 34,38%. Em Natal, Fernando Mineiro (PT) foi votado por 22,63%. Já Rogério Marinho (PSDB), único deputado federal que disputou as urnas, obteve apenas 10,16% da votação de Natal, o que equivale a quase 39 mil votos.

# # Aécio 2014

O enfraquecimento político de Serra, que nos últimos anos disputou espaço na legenda com Aécio, projeta Alckmin, ex-adversário de Serra em São Paulo, como a maior liderança do PSDB paulista. O governador passa agora a dividir a influência na legenda com Aécio, considerado o candidato natural para concorrer à Presidência em 2014. A tendência é que Alckmin dispute a reeleição daqui a dois anos. Nesse cenário, poderia apoiar a candidatura de Aécio ou trabalhar por uma aliança em torno do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidenciável do PSB. A aliança nacional com os socialistas interessa aos aliados de Alckmin, que querem o apoio do PSB em São Paulo. O paulista pretende esperar 2018 para concorrer ao Planalto. Com a derrota, os tucanos avaliam não haver mais espaço para Serra concorrer à Presidência – mesmo que ele queira, hipótese que alguns aliados também não descartam. No domingo, questionado se a presidência do PSDB seria uma opção para Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse: “Ele é que tem de decidir, é uma questão muito pessoal. Agora, a presidência do PSDB não está em aberto, temos um presidente em exercício, e isso não está em discussão agora”.