Em entrevista ao “Poder e Política”, projeto da Folha de São Paulo e do UOL…O deputado federal ACM Neto (DEM-BA), prefeito eleito de Salvador, esteve em ontem Brasília e elogiou a presidente da República, Dilma Rousseff. Disse que o Democratas se mantém aberto para 2014.

Embora tenha se recusado a fazer previsões sobre alianças para daqui a dois anos no plano nacional, Neto sugeriu que o DEM não se alinhará automaticamente ao PSDB, cujo candidato ao Planalto deve ser o senador Aécio Neves (MG).Sobre Aécio, disse o seguinte: “Nós temos uma relação histórica com o PSDB. Aécio tem muitos amigos dentro do Democratas. Mas ainda é cedo”. A respeito de apoiar para o Planalto Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, afirmou: “Eu acho que neste momento não se deve descartar nenhuma hipótese”.

Oposição reunida em busca de um nome forte para 2014

Concluída a eleição municipal, em que ganhou novos espaços nas regiões Norte e Nordeste, a oposição começa a se movimentar para a disputa de 2014, com uma ofensiva sobre o campo governista. O projeto de PSDB, DEM e PPS para tentar disputar a Presidência da República passa por partidos da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff. Os oposicionistas vão investir na aproximação com aliados nacionais do PT, não só com o PSB do governador Eduardo Campos (PE), mas também com setores de PR, PTB, PDT e PP, e até com o PMDB, aliado preferencial do Palácio do Planalto.

O primeiro passo, porém, para os tucanos, é construir discurso que encontre ressonância na sociedade e pôr em prática a propalada renovação do PSDB, como pregou no pós-eleição o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O caminho traçado é focar na nova classe média, defender a eficiência na gestão pública e martelar a importância de valores como ética, para fazer contraponto ao mensalão petista.

Paralelo a isso, os partidos de oposição pretendem transformar capitais conquistadas nestas eleições, como Salvador, Manaus e Vitória, em vitrines de seu modo de governar.(O Globo)