Educação e Cultura Digital é discutida em Felipe Camarão

 

Nesta quinta-feira (29), o Conexão Felipe Camarão recebeu representantes nacionais e regionais, para debater o tema “Educação, Artes e Cultura Digital para o Desenvolvimento Humano”, dentro do Conexão Brasil, evento de final de ano do projeto. A jornalista Margot Ferreira mediou o debate, que apresentou perspectivas para a integração entre educação e cultura; escola e sociedade.

A Roda de Prosa realizada na Escola Municipal Djalma Maranhão, em Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal, foi aberta com apresentações do Orquestrim Conexão Felipe Camarão – regido por Leonardo Tomé – e Grupo Tuhu, do Projeto Villa Lobos e as Crianças, do Rio de Janeiro – comandado pela maestrina Maria Clara Barbosa.

A socióloga paulista Maria Aparecida Perez iniciou o diálogo. Ressaltou a importância do Conexão Felipe Camarão e comentou sua experiência com  os Centros Educacionais Unificados – CEUs, no estado de São Paulo. Após mostrar, em vídeo, exemplos de integração dos centros com a comunidade; Maria Aparecida, que também é educadora e especialista em administração pública, assim como responsável pela implantação dos CEUs em SP alertou: “Precisamos entender a escola como um meio de todos”.

Reforçando o posicionamento de que a escola é de todos, Leandro Fialho (Coordenador Geral de Educação Integral – MEC), destacou a necessidade de discutir os rumos da escola em conjunto com a sociedade: “Fico feliz e parabenizo a Vera Santana [coordenadora geral do Conexão Felipe Camarão] pelo engajamento e por sempre está presente nos debates que são de interesse e em prol da comunidade. Ainda mais feliz por ver esse debate fora de salas fechadas. Feito na escola e aberto a todos”.  Fialho, falou ainda do programa de política pública “Escola Aberta”: “Nossa meta é que todas as escolas [públicas] permaneçam abertas [à comunidade],  a exemplo dos CEUs. Isso é possível através de articulação da sociedade e da cobrança de medidas por parte dos governantes”, declarou.

O evento foi encerrado com uma Roda de Ciranda, com Lia de Itamaracá/PE e o Grupo Pau e Lata.

O Conexão Brasil é um evento patrocinado pela Petrobras, com copatrocínio da Chesf, Instituto Votorantim e Banco do Nordeste. Nesta sexta-feira acontece o cortejo de Tradições a partir das 16h, com saída da Sede do Conexão Felipe Camarão, na Rua Maristela Alves, 579A até a Casa de Cultura do Mestre Manoel Marinheiro na Rua Rainha do Mar. O Cortejo terá a participação de todos os grupos culturais que vão se apresentar no Espetáculo, dos grupos das escolas públicas integrantes do evento, de convidados e de toda a comunidade. O evento também servirá para o lançamento da coleção 2012 – Núcleo de Moda, Estilos e Costumes, Figurinos e Adereços do Conexão Felipe Camarão.

 

 

Programação:

Cortejo de Tradições – 16h

Saída às 16h da Sede do Conexão Felipe Camarão na Rua Maristela Alves, 579A até a Casa de Cultura do Mestre Manoel Marinheiro na Rua Rainha do Mar.

O Cortejo terá a participação de todos os grupos culturais que vão se apresentar no Espetáculo, dos grupos das escolas públicas integrantes do evento, de convidados e de toda a comunidade.

 

Polo de Moda – Comércio Solidário – 16h-22h

Lançamento da coleção 2012 – Nucleo de Moda, Estilos e Costumes, Figurinos e Adereços do Conexão Felipe Camarão.

 

Espetáculo Conexão Brasil

 

 

– Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro/RN

– Banda Prof. Ubaldo Medeiros – NAM / RN

– Caboclinhos de Ceará-Mirim

– Cavalo Marinho Estrelas do Amanhã/PE

– Coco de Zambê  – Macaíba/RN

– Desfile Núcleo de Moda, Estilos e Costumes, Figurinos e Adereços – Conexão Felipe Camarão

– Flautistas da E.E. Clara Camarão
– Grupo de Capoeira Conexão Felipe Camarão

– Grupo de Choro Tuhu/Projeto Villa-Lobos e as Crianças/RJ

– Grupo Pau e Lata da E. M. Djalma Maranhão

– Grupos Musicais do Conexão Felipe Camarão (Sopro/Metais, Rabeca, Percussão)

– Herdeiros de Chico de Daniel

– Lia de Itamaracá/PE

– Orquestrim Conexão Felipe Camarão

– Tribo de Índios de Felipe Camarão