Em sua edição desta semana, a revista Veja noticia que a MMX, empresa de mineração de Eike Batista, fez doações que somam meio milhão de reais aos partidos PMDB, PSD, DEM, PP, PSDB, PTC e PSB neste ano.

O valor é menor que o doado por Eike nas eleições de 2008. A própria Veja divulgou que, naquele ano, o empresário fez doações de 1 bilhão de reais a candidatos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Mesmo assim, há certa surpresa na notícia, já que Eike chegou a dizer, há alguns meses, que não faria doações a partidos neste ano.

Nesta semana, Eike perdeu novamente o posto de pessoa mais rica do Brasil (isso já havia acontecido, temporariamente, no mês passado), caindo para o terceiro lugar. A estimativa do patrimônio do bilionário reduziu-se em 6,8 bilhões de dólares por causa da divulgação de detalhes da venda de uma participação dele no grupo EBX, por um valor desfavorável.

Agora, Eike é o terceiro no ranking, atrás de Jorge Paulo Lemann, investidor da Anheuser-Busch InBev, e de Dirce Camargo, herdeira do setor de construção civil.

Fonte: EXAME