Para a presidenta Dilma Rousseff, os dez anos da chegada do Partido dos Trabalhadores ao governo federal marcam a incorporação de uma nova agenda para o país. Em artigo publicado na edição deste domingo (30) da Folha de S. Paulo, Dilma cita, entre as principais conquistas de sua gestão e dos dois governos Lula, a transformação do combate à desigualdade social em política de Estado. Segundo ela, o grande desafio para os próximos anos é acabar com a miséria extrema e, ao mesmo tempo, ampliar a competitividade do país.

Os dez anos de governos liderados pelo Partido dos Trabalhadores marcam a incorporação de uma nova agenda para o Brasil.

O combate à desigualdade social passou a ser uma política de Estado, e não mais uma ação emergencial. Os governos do presidente Lula e o meu priorizaram a educação, a saúde e a habitação para todos, a retomada dos investimentos públicos em infraestrutura e a competitividade da economia.

Na última década, raros são os países que, como o Brasil, podem se orgulhar de oferecer um futuro melhor para os seus jovens. A crise financeira, iniciada em 2007, devastou milhões de empregos e esperanças no mundo desenvolvido.

No Brasil, ocorreu o contrário. Cerca de 40 milhões de pessoas foram incorporadas à chamada nova classe média, no maior movimento de ascensão social da história do país. A miséria extrema passou a ser combatida com uma ação sistemática de apoio às famílias mais pobres e com filhos jovens.(Congresso em Foco)