• O líder da oposição venezuelana,Henrique Capriles, pediu nesta quarta-feira (16) uma prova de vida do presidente Hugo Chávez, que não é visto nem ouvido desde sua cirurgia contra o câncer em Cuba há cinco semanas. A assinatura de Chávez apareceu no diário oficial venezuelano nesta quarta-feira decretando a nomeação de seu novo chanceler, embora a publicação tenha erroneamente o colocado em Caracas. “Se o presidente da República pode assinar decretos, peço a ele que se mostre, que fale à Venezuela”, disse Capriles em sua posse para um novo mandato como governador do Estado de Miranda. Autoridades dizem que Chávez, de 58 anos, está melhorando, apesar de seu estado grave após a quarta cirurgia à qual se submeteu em 11 de dezembro por um câncer primeiramente detectado na região pélvica em meados de 2011. Muitos venezuelanos suspeitam, porém, que ele possa estar morrendo ou incapaz de voltar à ativa após 14 anos no comando do país sul-americano de 29 milhões de habitantes. A aparição da assinatura de Chávez deixou os venezuelanos se perguntando se o presidente havia assinado o decreto desde seu quarto de hospital ou se seus funcionários poderiam ter escaneado uma assinatura antiga.
  • Anunciado na terça-feira (15), o “Graph Search” (“Busca Social”, em português), novo mecanismo de busca do Facebook, promete exibir resultados mais relevantes e detalhados como “esportes preferidos dos meus amigos” ou “amigas solteiras que moram em São Paulo”.. O mecanismo depende exclusivamente das informações preenchidas nos perfis para formular o resultado. De acordo com o Facebook, a busca social permite que o usuário procure por conteúdos compartilhados por ele no Facebook, assim como seus amigos poderão encontrar as informações que o usuário compartilhou com eles na rede social. Conteúdo configurado como “Público” poderá ser visto por outras pessoas que não estão nas suas conexões. A primeira versão da busca social tem foco em quatro áreas: pessoas, fotos, locais e interesses. Conforme a companhia, no futuro também será possível buscar em posts, comentários e ações. Com isso, todas as informações que usuário publicou no seu perfil (onde trabalhou e estudou, onde nasceu, e inclusive idiomas e religião), irão aparecer nos resultados de buscas. Páginas e interesses que o usuário curtiu também serão considerados nas pesquisas.
  • O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (16) manter a taxa básica de juros (a Selic) em 7,25% ao ano. Essa decisão era esperada pela maioria dos investidores do mercado. Com isso, a “nova poupança” continua rendendo menos do que a antiga. A poupança vai continuar rendendo 5,08% ao ano mais a TR (5,08% é 70% da Selic, conforme determina a nova regra adotada em maio deste ano). Antes de as regras mudarem, a poupança rendia 6,17% ao ano, mais a TR. A taxa de 7,25% é a menor que o Brasil já teve desde o início da série histórica da Selic, em 1986. A série de dez reduções seguidas, interrompida no final de novembro, começou em agosto de 2011, quando os juros caíram de 12,5% para 12%.
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira um relatório em que classifica a dengue como a doença tropical que se espalha mais rapidamente no mundo hoje, com potencial para se tornar uma epidemia mundial. Segundo a entidade, a incidência da condição aumentou 30 vezes nas últimas cinco décadas e, atualmente, a dengue está presente em mais de 125 países. Todos os anos, são registrados mais de 50 milhões de infecções e 20.000 mortes em decorrência da doença em todo o mundo. Esses dados fazem parte do segundo relatório da OMS sobre 17 doenças tropicais que, ao todo, atingem aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo inteiro. Embora o documento mostre importantes progressos na maioria dessas condições, ele ressalta que o avanço da dengue é preocupante. De acordo com a entidade, mudanças climáticas e o aumento dos movimentos populacionais no mundo ajudam a explicar o avanço.