# #  Elias Fernandes pode ser indicado secretário…

Como alguns apregoaram o rompimento entre DEM e PMDB. Isto pode não acontecer ja que o  deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) deverá emplacar o ex-deputado estadual Elias Fernandes na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Com essa provável   indicação de Elias Fernandes foi definida em reunião entre o peemedebista e a democrata. Com isso, o PMDB, que estaria estremecido com o governo, ampliará a participação na gestão Rosalba Ciarlini (DEM).  E a Rosa deverá abrir mais espaços para o ninho bacurau.

# # Diretora pediu demissão…

A diretora do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, pediu exoneração do cargo. A informação foi confirmada pela própria Maria de Fátima Pereira Pinheiro. “Solicitei minha exoneração porque não aguento mais tanta pressão. Estou cansada, adoecendo. Preciso de qualidade vida”, disse ela. O secretário de Saúde, Isaú Girino, disse ao G1 que aceitou o pedido. “Aceitei, mas ainda vou conversar com a governadora Rosalba Ciarlini para definirmos o substituto para o cargo”, declarou.

Com experiência de 25 anos de atuação como plantonista do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, Fátima Pinheiro assumiu a direção geral do Walfredo Gurgel no dia 23 de junho do ano passado. Médica especialista em cirurgias gerais, ela explicou que outro fator que motivou seu pedido para deixar a direção do hospital é que todos os dias oficiais de Justiça vão à unidade exigir vagas para pacientes em UTIs. “Vagas que não existem”, rebateu. “O cargo de diretor tem muita pressão. Por isso comuniquei ao secretário de Saúde a minha desistência do cargo”, acrescentou.

# # Mostrar os salários…

Apesar de a Justiça ter mandado a Câmara Municipal de Natal (PMN) e a Assembleia Legislativa (AL) disponibilizar as respectivas listas dos salários de vereadores, deputados e servidores, as Casas Legislativas ainda não cumpriram a determinação judicial, proferida no dia 14 deste mês, ou seja, há mais de uma semana. O prazo máximo para o cumprimento foi de 20 dias. De acordo com as decisões, as listas de vencimentos deverão ser divulgadas no prazo de 20 dias, de forma irrestrita e incondicional, independentemente de identificação do requerente ou do preenchimento de qualquer outro tipo de formulário ou cadastro, em todos os meios de comunicação de que dispuser, especialmente nos sites da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal. Deverão ser divulgadas as remunerações e os subsídios percebidos por todos os membros e servidores ocupantes de cargo, função ou emprego público, incluindo gratificações, auxílios, ajudas de custo, jetons, diárias, indenizações e quaisquer outras vantagens pecuniárias, bem como os proventos de servidores aposentados, inativos e pensionistas daquelas Casas Legislativas, a partir do mês de agosto de 2012.

# #  Edital polêmico na cultura

O governo acaba de criar uma categoria inusitada de cotas para negros.Apenas negros entre 18 e 29 anos poderão participar de um edital de apoio a curta metragem do Ministério da Cultura. Diz o documento, que já começou a provocar indignação de negros acima de 30 anos:  – O presente edital tem por objeto o fomento a 10 (dez) obras audiovisuais de curta-metragem, a partir de 10 (dez) minutos, dirigidos ou produzidos por jovens negros, de 18 a 29 anos.

# # Para agradar prefeitos

A presidente Dilma Rousseff convocou pelo menos dez ministros para começar a costurar medidas que podem ser anunciadas no encontro com prefeitos, que ela comandará na próxima segunda-feira, dia 28, em Brasília, informa a Agência Estado. Dilma não pretende chegar de mãos abanando na reunião com os mais de cinco mil prefeitos de todo o País e quer evitar problemas como os que teve durante a marcha, em maio do ano passado, quando foi vaiada ao defender manutenção das atuais regras de distribuição dos royalties do petróleo para os contratos já firmados. Ainda não há um número fechado de recursos a serem anunciados para liberação para os municípios. Mas, a presidente Dilma pediu que a área econômica verifique se há alguma viabilidade de atendimento a uma antiga reivindicação dos prefeitos, que é o “encontro de contas”.